8 métricas de marketing que toda equipe deve seguir em 2022
Publicados: 2022-02-26O marketing eficaz é uma ciência, não uma intuição! Significa rastrear números, analisar dados e medir resultados, mas nada disso aconteceria a menos que as métricas de marketing corretas fossem seguidas. Conhecer as principais métricas e KPIs de marketing é crucial, seja para monitorar o desempenho do marketing digital, o progresso do SEO ou o crescimento das mídias sociais.
A equipe de marketing não pode determinar se sua estratégia é eficaz o suficiente ou se precisa mudar de rumo sem passar primeiro pelas métricas de marketing. No entanto, existem tantos tipos e exemplos de métricas que pode ser assustador escolher os corretos a serem seguidos para medir o desempenho de seus esforços.
O que são métricas de marketing nos negócios?
As métricas de marketing são formas mensuráveis de acompanhar o desempenho e o sucesso de uma campanha de marketing. Eles ajudam você a demonstrar a eficácia de sua estratégia de campanha em todos os canais de marketing e apoiam suas metas de negócios. De acordo com um estudo realizado pelo Google e pelo MIT, 89% dos principais profissionais de marketing medem a eficiência de suas campanhas por meio de métricas estratégicas.
As métricas de marketing mais eficazes variam de uma campanha para outra, mas, no final, você deve se preocupar com aquelas que, em última análise, têm mais impacto em seus objetivos de negócios. Você não quer ficar confuso pulando de uma métrica para outra para ver se os resultados correspondem às suas expectativas ou apoiam suas escolhas. Para evitar isso, você deve entender essas medidas completamente e selecionar as métricas certas que o ajudam a:
- Apoie suas decisões com dados comprovados suficientes
- Forneça aviso prévio para suas campanhas de marketing
- Escolha os melhores canais para o maior retorno do investimento
- Justifique suas despesas de marketing e alocações de orçamento
Por isso, compilamos uma lista das métricas de marketing mais importantes que acreditamos que todo time deveria adotar em 2022.
1- Leads Qualificados
Qualidade ou Quantidade; Essa é a questão! Um lead qualificado é alguém que corresponde ao seu perfil de cliente ideal , alguém que provavelmente tomará uma decisão de compra com base em critérios específicos do seu negócio. É provável que as campanhas gerem muitos leads, mas apenas alguns deles podem ser considerados qualificados!
Kelsey Meyer, cofundadora da Influence & Co, diz que “nossas campanhas mais bem-sucedidas produzem um número baixo de leads, mas uma alta porcentagem de leads qualificados”.
É muito importante para qualquer campanha de marketing gerar leads qualificados porque, no final, são essas pessoas que provavelmente vão puxar o gatilho e comprar seu produto ou serviço. Então, em outras palavras, o que estamos dizendo é que ao invés de focar no número de leads que você pode trazer, é hora de focar na qualidade deles.
Os leads que oferecem informações pessoais (geralmente seu endereço de e-mail, que pode ser usado para marketing por e-mail) ou que passaram um tempo significativo em seu site são aqueles com os quais você deve se preocupar.
Como rastrear a métrica de leads qualificados?
Usar o software de CRM é uma maneira fácil de gerenciar seus leads e obter informações suficientes sobre eles para determinar se eles são qualificados ou não. Por exemplo, o software HubSpot ou Keap CRM ajuda você a analisar seus clientes potenciais e criar relatórios detalhados que permitem acompanhar o sucesso de suas campanhas.
2- Valor vitalício do cliente (CLV)
O valor da vida útil do seu cliente é a métrica principal para determinar o valor do seu cliente. O CLV é uma métrica de marketing para medir quanto uma empresa pode ganhar com clientes médios ao longo de seu relacionamento.
Lembre-se de que o processo de converter seus clientes existentes é muito mais fácil do que atrair novos. As estatísticas mostram que a probabilidade de um novo cliente fazer uma compra é de 5% a 20%, enquanto essa possibilidade é 60% a 70% maior para os clientes existentes. Portanto, sua prioridade deve ser melhorar o valor da vida útil do cliente atual e impulsionar o crescimento. Esteja atento ao valor que seu cliente pode trazer para você e monitore a experiência do cliente e avalie o feedback sobre os principais pontos de contato para conhecer os fatores que influenciam seu CLV.
Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve se preocupar com o valor da vida útil de seus clientes:
- Aprimorando suas estratégias
- Planejamento de orçamento
- Tomar melhores decisões sobre os custos de aquisição de clientes
- Melhorando sua previsão futura
- Aumentando a lucratividade.
Como calcular o CLV?
Calcular o CLV pode ser difícil para grandes empresas, devido às suas equipes separadas, sistemas defeituosos e marketing desfocado; mas uma vez que os dados são integrados em um, fica mais fácil de medir.
Você pode calcular o valor da vida útil do cliente da maneira mais simples seguindo estas etapas:
- Identifique as maneiras pelas quais os clientes criam valor
- Acompanhe a jornada do seu cliente
- Avalie a receita de cada maneira como eles criam valor
- Adicione o custo total de adquirir e manter o cliente
- CLV= (Receita de Clientes) x (Duração do relacionamento) – (Custo total de adquirir e atender seus clientes)
3- Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O custo de aquisição de clientes, ou CAC, é a principal métrica de marketing que o ajudará a estimar os recursos necessários para adquirir novos clientes em um período específico de tempo. Essa métrica mostra o custo total dos esforços de vendas e marketing que sua empresa precisa para convencer um cliente a comprar seus produtos ou serviços.
Por que é importante calcular o CAC?
O CAC é uma métrica importante que você pode usar para equilibrar os custos de marketing e vendas e determinar a lucratividade e a eficiência. No entanto, para atingir esse equilíbrio, você precisa saber quanto gastar sem comprometer o valor da vida útil e a receita do cliente.
Se a despesa para trazer novos clientes for maior do que o Valor de Vida do Cliente, então você não está lucrando. Jordan T. McBride, autor de ProfitWell, sugere que “A melhor regra geral é gastar 33% ou menos do valor vitalício de seus clientes”.
Para reduzir o seu CAC, sugerimos seguir estas três dicas fáceis e práticas:
- Conheça bem o seu cliente
- Envolva os clientes com antecedência
- Mantenha-os voltando
Como calcular o CAC?
Para calcular o CAC, divida o custo total de vendas e marketing para adquirir clientes em um período de tempo específico pelo número total de clientes recebidos. Portanto, se você gastou US$ 40.000 para alcançar 2.000 clientes, seu CAC será de US$ 20 por pessoa.
Alternativamente:
- CAC = (Custo total de vendas e marketing) / (Número total de clientes adquiridos)
- $ 20 = ($ 40.000 ) / (2000)
4- Taxa de conversão
Comprar, assinar, baixar ou entrar em contato com sua empresa são alguns dos poucos exemplos de taxas de conversão. Dependendo de suas metas de negócios, as conversões podem ser diferentes. Simplificando, uma taxa de conversão é a porcentagem de visitantes em seu site ou página de destino que fizeram uma tentativa de conversão específica.
Sua taxa de conversão indica o quão persuasivo você foi para convencer seus visitantes a fazer o que você queria que eles fizessem. A boa notícia é que você pode calcular facilmente sua taxa de conversão e medir seu progresso.
Como calcular a taxa de conversão?
Para calcular sua taxa de conversão, basta dividir o número de conversões pelo número total de pessoas que visitaram seu site e multiplicar por 100%. Portanto, se você teve 25.330 visualizações de página no mês passado e conseguiu converter 3.039 delas, sua taxa de conversão é de 12%.
- Taxa de conversão = (Número de conversões) / (Número total de visitantes) x 100%
- 12%= (3039) / (25.330)
Embora você possa acompanhar sua taxa de conversão por meio de diferentes plataformas, como Google Ads, Google Analytics, anúncios do Facebook e muito mais, saiba que o aumento não acontecerá da noite para o dia. No entanto, aqui estão alguns passos que você pode tomar ao longo do caminho que podem ter um impacto significativo.

- Certifique-se de ter um site amigável
- Otimize seu site para dispositivos móveis
- Use pop-ups para promover
- Aproveite o e-mail marketing
- Facilite a compra de seus produtos através das mídias sociais.
5- Tempo no Local
Tempo é dinheiro, certo? É muito comum ouvir essa frase e ignorá-la, mas são os profissionais de marketing que lucram com isso! O tempo no site ou a duração da sessão é a quantidade média de tempo que os espectadores passam no seu site.
Essa métrica é calculada registrando o período de tempo desde quando os visitantes abrem o site até quando decidem sair.
Ele mostra a utilidade do seu site para os visitantes e quanto tempo leva para eles fazerem uma compra e serem convertidos em clientes. No final, como você espera converter seu público-alvo se ele não passar tempo suficiente em sua página para se envolver com ele?!
Lembre-se, quanto mais tempo um usuário passa em seu site, maior a probabilidade de ele retornar e comprar algo ou se envolver com seus serviços . Essa métrica permitirá que você descubra quanto tempo os espectadores gastam navegando em seu conteúdo e se os está atraindo ou não. O benchmarking do Google Analytics indica que:
- A boa duração da sessão é entre 2-4 minutos.
E o tempo médio gasto na visualização de um aplicativo é:
- 4 minutos e 25 segundos em um celular
- 6 minutos e 38 segundos em um tablet.
Você pode calcular o tempo médio no local dividindo o tempo total gasto em sessões pelo número total de sessões . Por exemplo, se seu site teve 15.000 sessões no mês passado, o que equivale a 550 horas (33.000 minutos), o tempo médio de seus visitantes no site é de 2,2 minutos.
- Duração média da sessão = (Duração total da sessão) / (Número total de sessões)
- 2,2 = (33.000) / (15.000)
6- Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que saem da sua página da Web sem realizar nenhuma ação, como preencher um formulário, acessar outro link ou fazer uma compra. Em termos simples, é a porcentagem de visitas de tempo de página única que indica o nível de envolvimento do usuário e o estado da qualidade do conteúdo em sua página da web.
O rastreamento da taxa de rejeição é essencial porque:
- Ele ajuda você a impedir que os espectadores saiam, melhorando assim sua taxa de conversão.
- Isso ajudará você a ter uma classificação mais alta no mecanismo de pesquisa do Google e a aparecer na primeira página.
- Ele mostra seus problemas de conteúdo e por que você deve começar a corrigi-los.
Como calcular a taxa de rejeição?
Para calcular a taxa de rejeição, divida o número de visitantes do site que não interagiram com o site pelo número de visitantes do site como um todo.
- Taxa de rejeição = (Número de rejeições) / (Total de sessões) x100
- 35% = (350) / (1000)
Em média, a taxa de rejeição de um site varia entre 41 e 51%. Embora isso dependa do seu negócio e de onde seu tráfego está vindo. Para usuários móveis, espera-se que a média seja 16% maior do que usuários de desktop. No entanto, essa métrica precisa ser usada junto com outras métricas, como tempo no site e visualizações de página.
7- Retorno do Investimento
O lendário ROI ou retorno do investimento é uma das métricas de marketing mais importantes para qualquer empresa seguir. Ao acompanhar essa métrica, você pode comparar quanto pagou por um investimento com quanto ganhou e medir seu sucesso.
Acompanhar seu ROI permite realocar sua estratégia de marketing e escolher as táticas que geram um alto retorno de receita. Ao calcular o retorno do seu investimento, você pode ver quanto lucro ou prejuízo obteve e, com base nisso, continuar ou replanejar seu roteiro.
Como calcular o ROI?
Você pode calcular facilmente o retorno do investimento dividindo o valor que ganhou com ele (o lucro líquido) pelo custo total desse investimento e multiplicando-o por 100. Pegue seu valor presente e subtraia seus custos de investimento para encontrar seu lucro líquido .
Por exemplo, se você investiu $ 6.000 em seu projeto e lucrou 7.500, seu ROI é de 25%.
- ROI = (Valor Presente – Custo do Investimento) / (Custo do Investimento) x 100
- ROI = (Lucro Líquido) / (Custo do Investimento) x 100
- 25% = (7500 – 6000) / (6000) x 100
8- Tráfego Orgânico
Tráfego orgânico refere-se ao tráfego que chegou ao seu site por meio de fontes não pagas e apenas por meios orgânicos . O tráfego orgânico é uma métrica importante a ser observada, pois pode aumentar a confiança e a taxa de conversão do seu site.
Os visitantes que chegam organicamente ao seu site têm maior probabilidade de se interessar em comprar seus produtos ou serviços. A otimização do mecanismo de pesquisa e as mídias sociais (serviços não pagos) são principalmente os canais pelos quais os visitantes podem acessar seu site organicamente.
Normalmente, quando você procura um termo ou palavra-chave em um mecanismo de pesquisa, uma lista de resultados será mostrada a você em uma ordem lógica. Os primeiros dois ou três resultados podem ser anúncios pagos com um custo por clique, mas o restante é classificado organicamente. Esses resultados são os sites com as classificações mais altas para essa palavra-chave específica que você pesquisou. Quanto mais alto um site for classificado para uma palavra-chave, mais tráfego orgânico ele receberá.
Aqui está uma pequena lista de etapas que você pode seguir para crescer organicamente e atrair mais visitantes:
- Otimize seu conteúdo tanto para seus leitores quanto para os mecanismos de pesquisa
- Use palavras-chave de cauda longa e de alto volume em seu conteúdo
- Use suas mídias sociais como âncora para aumentar mais tráfego orgânico para seu site
- Use backlinks e links internos para o seu conteúdo
- Certifique-se de que seu site é compatível com dispositivos móveis
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Até agora, você está ciente de que nem todas as métricas são medidas igualmente, e nem todas são tão importantes quanto as outras para apresentar os resultados mais precisos. No entanto, medir e acompanhar as oito principais métricas de marketing acima deve ser um aspecto central do seu negócio se você espera criar estratégias melhores e crescer . Além disso, analisar o comportamento e a jornada de seus clientes por meio desses dados fornece informações valiosas que ajudarão a determinar a melhor prática para seus negócios.
perguntas frequentes
Quais são as três métricas de marketing mais comuns?
Existem literalmente milhares de métricas que você pode monitorar em diferentes canais digitais para fornecer números e dados específicos. No entanto, não é necessário rastrear todas essas métricas e analisá-las para obter melhores resultados. Você só precisa seguir as principais métricas que fornecem informações detalhadas sobre sua jornada de negócios e sua estratégia de marketing atual para gerar crescimento e melhores resultados. Aqui está a lista das três métricas de marketing mais comuns que você deve conhecer:
1- Valor vitalício do cliente (CLV)
2- Taxa de conversão
3- Tráfego do Site (Leads Qualificados e Tráfego Orgânico)
Como medir as métricas de marketing?
As métricas de marketing são as videntes modernas das empresas; eles fornecem informações detalhadas sobre onde você está exatamente em seu negócio e para onde está indo no futuro. Para medir as métricas de marketing, existem fórmulas específicas , mas para avaliar sua eficácia, é preciso considerar o prazo de cada campanha. Você pode determinar a eficácia de uma métrica analisando a receita de longo e curto prazo de suas campanhas e quão bem você conseguiu alcançar seu público-alvo. Portanto, medindo as métricas de marketing em curto e longo prazo, você pode analisar todos os dados e orientar sua equipe para um melhor desempenho.