Os 5 tipos de afiliados: qual profissional de marketing de afiliados você deve ser?

Publicados: 2022-05-06

Quando alguém fala com você sobre “marketing de afiliados”, é fácil supor que vocês dois estão pensando na mesma coisa!

Por exemplo, meu próprio histórico era em sites afiliados e SEO, então quando comecei no ClickBank, era isso que eu achava que “marketing afiliado” significava para eles. Então, descobri o ENORME número de afiliados de PPC e lista de e-mail na órbita do ClickBank.

A questão é que existem mais tipos de afiliados do que você imagina – e você precisa decidir qual dos 5 principais tipos de afiliados VOCÊ quer ser!

Os 5 tipos de afiliados na resposta direta

1) Editor de conteúdo

O editor de conteúdo é principalmente um blogueiro de SEO, que envolve a construção de um site afiliado que pode direcionar os leitores para o produto ou serviço de uma empresa terceirizada em troca de uma comissão.

Se você é um dos milhões de blogueiros que gostam de publicar conteúdo em seu próprio blog ou site, o marketing de afiliados é uma ótima maneira de monetizá-lo.

Ou, se você deseja ser um afiliado, mas tem fundos limitados, iniciar um blog é uma maneira barata, mas altamente eficaz, de ganhar dinheiro.

Por quê? Bem, de acordo com as estatísticas:

  • O marketing de conteúdo vale mais de US$ 400 bilhões por ano.
  • 46% das pessoas levam em consideração as recomendações de blogueiros/vloggers.
  • 34% dos compradores farão uma compra não planejada depois de ler um conteúdo de qualidade.
  • O Google AdSense é o método de monetização mais popular para blogueiros, seguido pelo marketing de afiliados.
  • O tipo de conteúdo mais popular entre os blogueiros são artigos de instruções (77%), seguidos por listas (57%) e notícias e tendências (47%).

Prós do editor de conteúdo

  • Baixa Barreira à Entrada – Praticamente qualquer pessoa pode iniciar um blog ou site sobre um tópico de sua escolha.
  • Negócios de baixo custo – Dependendo de suas necessidades, o custo de administrar um blog pode ser inferior a US $ 25 por mês.
  • Horas de meio período – Se você tem um emprego em período integral, mas deseja ganhar dinheiro extra, considere iniciar um blog.
  • Tráfego orgânico gratuito – Um blog otimizado para SEO pode obter muito tráfego orgânico gratuito dos mecanismos de pesquisa.
  • Potencial de alta renda – blogueiros bem-sucedidos podem ganhar uma renda em tempo integral com blogs.
  • Renda Passiva – Os blogs permitem que você ganhe dinheiro 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo durante as férias.
  • Criação de conteúdo pode ser terceirizada – Se você tem tempo limitado para investir em seu blog, você pode contratar a maioria das tarefas de blog.

Contras do editor de conteúdo

  • Trabalho árduo – Criar conteúdo de alta qualidade requer tempo e esforço significativos. Não é um esquema de enriquecimento rápido.
  • Leva tempo para ver os resultados – Dependendo da quantidade de tempo e esforço que você investe em seu blog, pode levar seis meses ou mais antes de você ganhar seu primeiro dólar.
  • A terceirização pode ser cara – A terceirização da criação de conteúdo pode ser cara e provavelmente levará algum tempo até que você veja algum retorno do seu investimento.

Dicas para editores de conteúdo

Eduque – Não venda – Como afiliado, seu papel é informar ou educar seus visitantes sobre os produtos ou serviços de marketing de afiliados nos quais você se inscreveu. Não tente 'vender' produtos ou serviços – esse é o trabalho do vendedor que você está promovendo.

Escolha o nicho certo – Um dos maiores erros que os afiliados cometem é escolher o nicho errado. Se você não é apaixonado (ou pelo menos interessado) em um nicho, será difícil sustentar o impulso de criar e publicar regularmente novos posts. Não se concentre apenas em programas de afiliados com base nas comissões que eles pagam.

Divulgação de afiliados – A Federal Trade Commission (FTC) exige que os afiliados divulguem seu relacionamento com o vendedor de um produto ou serviço.

De acordo com a FTC:

Suponha que você conheça alguém que lhe fale sobre um ótimo produto novo. Ela diz que tem um desempenho maravilhoso e oferece novos recursos fantásticos que ninguém mais tem. Essa recomendação influenciaria sua decisão de comprar o produto? Provavelmente.

Agora suponha que a pessoa trabalha para a empresa que vende o produto – ou foi paga pela empresa para divulgar o produto. Você gostaria de saber isso quando estiver avaliando a recomendação brilhante do endossante? Pode apostar .”

Siga as Recomendações do Google – Se você deseja obter tráfego orgânico gratuito do Google, precisa ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Seu blog deve conter conteúdo original que agregue valor aos visitantes e o diferencie de outros blogs. Não copie apenas descrições e avaliações de produtos diretamente do comerciante original.

Aqui estão algumas dicas de marketing do Google:

  • O conteúdo do programa de afiliados deve formar apenas uma pequena parte do conteúdo do seu site se o conteúdo não adicionar recursos adicionais.
  • Pergunte a si mesmo por que um usuário gostaria de visitar seu site primeiro em vez de visitar o comerciante original diretamente.
  • Ao selecionar um programa de afiliados, escolha uma categoria de produto apropriada para seu público-alvo.
  • Mantenha seu conteúdo atualizado e relevante.
  • Os sites de afiliados puros que consistem em conteúdo que aparece em muitos outros lugares na web são altamente improváveis ​​de ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa do Google e podem ser percebidos negativamente pelos mecanismos de pesquisa.

Exemplo de editor de conteúdo

Vamos supor que você seja apaixonado por cães e crie um blog sobre como treinar cães. Você deseja monetizar seu blog encontrando um ótimo programa de afiliados no mercado do ClickBank.

Você encontra uma opção sólida em “Treinamento do cérebro para cães”.

Brain Training for Dogs - lista de vendedores no ClickBank
Brain Training for Dogs – lista de vendedores no ClickBank

Esta oferta do ClickBank tem uma página de vendas profissional e bem escrita, e o vendedor oferece aos afiliados várias ferramentas, como banners, brindes gratuitos, furtos de e-mail, vídeos promocionais e ideias de palavras-chave.

Os editores de conteúdo normalmente incluem seu link de afiliado em postagens relevantes sobre treinamento de cães ou publicam uma revisão do curso.

Aqui está um exemplo de uma revisão do produto “Brain Training For Dogs” feito por CanineJournal.com:

Brain Training For Dogs - Revisão do produto Content Publisher
Brain Training For Dogs – Revisão do produto Content Publisher

2) PPC/Comprador de Mídia

O afiliado PPC é um comprador de mídia em plataformas como Facebook Ads, YouTube Ads, anúncios nativos e muito mais. (Veja nossa lista completa de fontes de tráfego pago.)

Ao contrário dos editores de conteúdo, os afiliados de PPC não querem passar horas escrevendo postagens de blog que podem levar muito tempo para serem classificadas no Google. Eles querem resultados imediatos e não há maneira mais rápida de obtê-los do que por meio de publicidade paga.

Os afiliados PPC enviam os usuários que clicam em seus anúncios diretamente para a página de vendas de um vendedor (usando seu link de afiliado) ou por meio de uma página de destino intermediária (também conhecida como página de ponte).

As páginas de destino geralmente são usadas para capturar os endereços de e-mail dos visitantes (mais sobre isso posteriormente).

Profissionais de afiliados PPC

  • Resultados rápidos – Assim que seu anúncio estiver ativo, você poderá começar imediatamente a ganhar comissões de afiliados.
  • Rápido e fácil – pode levar algum tempo para aprender a colocar anúncios. Mas uma vez que você entende o processo, é rápido e direto.
  • Promova vários produtos e serviços – Como afiliado de PPC ou comprador de mídia, você pode executar muitas campanhas de afiliados em vários nichos simultaneamente com relativamente pouco esforço.
  • Direcione seu público-alvo – A maioria das plataformas de anúncios possui recursos que permitem aos anunciantes segmentar um público-alvo com base em critérios específicos, como idade, renda e interesses.

Contras de afiliados PPC

  • Os anúncios podem ser caros – Como afiliado, você pode estar competindo contra muitos outros afiliados em um sistema de lances do tipo leilão para colocação privilegiada. Pode ser proibitivamente caro ter seu anúncio exibido onde ele terá mais visualizações.
  • Sem garantia de que você ganhará dinheiro – nem toda campanha publicitária lhe dará um ROI positivo. Você terá vencedores e perdedores, e os perdedores podem custar muito dinheiro.

Dicas de afiliados PPC

Escolha um produto ou serviço que tenha uma página de vendas de alta conversão – as taxas de conversão de PPC variam entre os setores e de página de vendas para página de vendas. Sempre leia as páginas de vendas dos produtos que você está promovendo. Pergunte a si mesmo se você se tornaria um cliente com base na qualidade da cópia de vendas. Felizmente, o ClickBank tem muitos produtos de alta conversão em nosso mercado, então você pode pular direto para os resultados.

Escolha palavras-chave do comprador – nem todos que pesquisam produtos ou serviços on-line são um comprador em potencial. Muitas pessoas que pesquisam informações ou avaliações on-line não têm intenção de compra.

Um exemplo de palavra-chave de intenção do comprador é “Compre Nike Shoes Online” – eles não estão apenas verificando preços ou avaliações antes de comprar em uma loja física.

Teste e acompanhe seus resultados – os anúncios Pay per Click (PPC) e Pay per Impressions (PPM) não são definidos e esquecidos. Acompanhe seus resultados diariamente, teste novos anúncios e exclua os de baixo desempenho.

Comece com um orçamento pequeno – Como diz o ditado, antes de pular na água, teste a temperatura. Comece com um orçamento pequeno. Se você tiver um vencedor, aumente gradualmente o orçamento do anúncio.

Verifique se você pode colocar anúncios – Nem todos os vendedores permitem que seus afiliados coloquem anúncios PPC ou usem o nome de sua marca em anúncios.

Faça as contas! Como afiliado que usa anúncios pagos para promover uma oferta, você precisa garantir que a matemática faça sentido. Anúncios PPC caros, uma página de destino com baixa conversão e uma baixa comissão por venda podem ser uma receita para o desastre.

Exemplo de Afiliado PPC

A primeira listagem sob a palavra-chave treinamento do cérebro para cães é um afiliado que promove o curso listado no ClickBank.

Treinamento cerebral para cães – Google Ads

De acordo com Surfer, o custo por clique é de cerca de US$ 2,03 e a palavra-chave tem aproximadamente 1.000 pesquisas por mês. A comissão média de afiliados para o curso é de $ 31,62 por conversão.

Para equilibrar, pelo menos um em cada 15,58 (taxa de conversão de 100 / 6,42%) visitantes deve comprar o curso.

Cálculo da taxa mínima de conversão:

(CPC x 100) / $ comissão = taxa de conversão mínima exigida

(US$ 2,03 x 100) / US$ 31,62 = 6,42% de taxa de conversão

3) E-mail marketing

Marketing de email
Marketing de email

Os profissionais de marketing por e-mail podem criar grandes listas de e-mail centradas em um público ou tópico específico (por exemplo, uma lista de mulheres com mais de 50 anos ou uma lista de entusiastas de marcenaria). Isso os torna adequados para o marketing por e-mail de afiliados, pois podem direcionar as pessoas para produtos nesse espaço.

Muitos afiliados acreditam que o dinheiro está na lista . E eles tem um ponto! Ser capaz de enviar e-mails para milhares de pessoas em seu nicho que desejam receber seus e-mails não tem preço.

O marketing por e-mail é a maneira mais rápida e barata de promover programas de marketing de afiliados porque você possui o tráfego. A maioria das pessoas que visitam seu blog ou clicam em um de seus anúncios nunca mais o farão. Mas se você tiver os endereços de e-mail deles, poderá enviá-los à vontade.

Um dos maiores arrependimentos que os profissionais de marketing de afiliados têm é que eles não começaram a construir uma lista mais cedo.

Profissionais de e-mail marketing

  • Sua lista é um ativo – Muitos gurus de marketing acreditam que você pode, em média, ganhar $ 1 por mês por assinante. Este número não é imutável e depende de muitas variáveis. Mas se você nutrir sua lista, pode ser um ativo lucrativo.
  • Maneira Eficiente de Marketing – Você pode cadastrar novos assinantes em uma sequência de e-mail automatizada, economizando tempo e energia.
  • Tráfego Quente – Sua lista é composta por pessoas que te conhecem e já se interessam pelo seu nicho.

Contras de e-mail marketing

  • E-mail marketing não é gratuito – Algumas empresas de autoresponder oferecem planos gratuitos, mas têm recursos limitados. E quanto maior a sua lista cresce, mais você paga pelo serviço.

Dicas de e-mail marketing

Não envie e-mails com muita frequência – A maioria das pessoas não gosta de receber e-mails de marketing diários. Um e-mail por semana, mas não mais que dois ou três, normalmente é mais que suficiente.

Mantenha contato – Se as pessoas não tiverem notícias suas regularmente, elas podem esquecer por que se inscreveram na sua lista e denunciar seu e-mail como spam.

Forneça valor – Se cada e-mail que você enviar à sua lista for sobre um item que você está promovendo como afiliado, em breve você terá uma lista morta! Envie e-mails regulares com conteúdo útil e de alta qualidade e apenas e-mails ocasionais sobre os vendedores que você está promovendo.

Exemplo de e-mail marketing

Os afiliados que desejam criar sua lista de e-mail geralmente enviam tráfego para uma página de destino com um formulário de inscrição. Aqui os visitantes podem deixar seu endereço de e-mail, geralmente em troca de um presente, como um e-book gratuito.

Exemplos de formulários de opt-in incluem:

  • Pop-up de entrada – Um pop-up aparece quando você chega a uma página.
  • Sair do pop-up – Um pop-up aparece quando você está prestes a sair de uma página.
  • Slider dinâmico – O formulário de inscrição se move junto com o visitante à medida que ele percorre uma página.
  • Formulário deslizante – O formulário desliza para a página para atrair a atenção dos visitantes.
  • Formulário estático – um formulário de inscrição incorporado na página.

Aqui está um exemplo de um pop-up de saída usado pelo ClickFunnels:

Exemplo de pop-up de saída do ClickFunnels

4) Influenciador Social

Os influenciadores sociais se sobrepõem aos profissionais de marketing afiliado de várias maneiras, mas a principal diferença é que eles precisam construir uma audiência para ganhar dinheiro. Eles geralmente fazem isso em uma plataforma popular como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, Twitter ou Pinterest. Eles também podem fazer isso em um site como o Medium ou o Quora.

Você provavelmente verá menos influenciadores sociais em resposta direta, porque eles construíram uma reputação com seu público e não querem enviá-los para discursos de vendas que possam parecer agressivos.

Veja marketing de influenciadores vs marketing de afiliados para saber mais.

Os influenciadores sociais geralmente recebem um pagamento único (adiantado) por seus serviços. No entanto, conforme o exemplo abaixo, influenciadores com um público relativamente grande podem se tornar afiliados de sucesso.

Profissionais de influenciadores sociais

  • Monetize seu público existente – Se você tem muitos seguidores nas mídias sociais, a promoção de produtos como afiliado pode ser um fluxo de renda adicional valioso.
  • Tráfego rápido e gratuito – Ao contrário de alguns outros tipos de afiliados, você não precisa pagar pelo tráfego ou esperar meses para que as pessoas descubram seu conteúdo.
  • Rápido e fácil – Você pode se inscrever em um programa de afiliados e potencialmente ganhar sua primeira venda de comissão minutos depois de contar aos seus fãs sobre isso.

Contras do influenciador social

  • Precisa de uma grande base de fãs – Postar sobre um produto nas mídias sociais não gerará interesse significativo, a menos que você tenha uma grande base de fãs que se preocupe com o que você faz e gosta.
  • Risco de alienar seus fãs – Promover um produto medíocre com uma reputação duvidosa pode prejudicar sua credibilidade.

Dicas para influenciadores sociais

Conheça seu público – Não promova nada que possa ofender ou irritar seu público. Por exemplo, pense duas vezes antes de promover um livro de receitas para os amantes de carne – você pode inadvertidamente ofender seus seguidores vegetarianos ou veganos.

Mantenha um equilíbrio – Tornar-se um afiliado não significa que todas as suas postagens devem ser sobre a promoção de algo. Continue postando sobre os mesmos tópicos que você fez no passado – aqueles que o tornaram famoso nas mídias sociais. Mas incorpore sutilmente o marketing de afiliados e monitore como seu público responde a ele.

Divulgue seu(s) relacionamento(s) comercial(is) – Como influenciador de mídia social, a Federal Trade Commission (FTC) exige que você divulgue se receber compensação por promover um produto. Para obter mais informações, consulte as diretrizes da FTC – Divulgação 101 para influenciadores de mídia social.

Exemplo de influenciador social

Aqui está um exemplo de um influenciador com um público de tamanho decente: 39.300 inscritos no YouTube e 5.915.594 visualizações do canal. Ela promove o curso Brain Training for Dogs e deixa seu link de afiliado na descrição do vídeo.

Treinamento cerebral para cães – Influenciador social

5) Gerente de Comunidade

Muitos dos melhores profissionais de marketing de afiliados estão recorrendo às comunidades para expandir seus negócios agora, porque estão encontrando clientes em potencial onde já estão. Isso pode ser através de um grupo Slack, grupo do Facebook, servidor Discord, subreddit, fórum do site, etc.

Também pode incluir tópicos de grupo em aplicativos de mensagens como WhatsApp, um site de associação com chamadas Zoom e muito mais.

Se você deseja alavancar uma comunidade para promover produtos como afiliado, aqui estão alguns recursos para você.

As mídias sociais transformaram a relação entre indivíduos e organizações. As pessoas são naturalmente atraídas por comunidades que ressoam com elas. Como gerente de comunidade, seu objetivo é criar uma tribo de pessoas que compartilhem os mesmos interesses e gostem de interagir com outros membros.

Para que a tribo funcione bem, o gerente da comunidade deve encorajar os membros a desempenhar um papel ativo na comunidade. Mas eles também devem fazer cumprir as regras da comunidade, que incluem garantir que todas as interações sejam civilizadas e educadas.

Usar links de afiliados para promover produtos ou serviços para sua tribo pode ser complicado. Os membros geralmente não apreciam outros membros que postam links de autoatendimento. No entanto, se você fornecer valor à sua tribo e disser a eles que é um afiliado, eles normalmente não terão nenhum problema em apoiá-lo.

Profissionais do gerente de comunidade

  • Os gerentes da comunidade são influentes – Os membros geralmente procuram os gerentes da comunidade para obter conselhos e recomendações.
  • Ajuda a estabelecer você como um especialista – As pessoas são mais propensas a comprar um produto ou serviço com base na recomendação de alguém que consideram um especialista.

Contras do gerente de comunidade

  • Links de autoatendimento são desaprovados – Links de autoatendimento em comunidades são frequentemente associados a spammers.
  • Leva tempo para construir uma comunidade – Fazer com que as pessoas se juntem à sua tribo não acontece da noite para o dia. Pode levar anos para construir uma grande comunidade.
  • Requer tempo para manter a comunidade – Como gerente de comunidade, você precisa estar ativamente envolvido na comunidade. Você precisa estar lá para moderar comentários, receber novos membros e responder a perguntas.

Dicas do gerente de comunidade

Crie uma comunidade em torno de um tópico – É difícil manter o ímpeto quando você cria uma comunidade em torno de um produto ou serviço como embaixador da marca. E você sofrerá rapidamente de esgotamento se quiser construir muitas comunidades em torno de vários produtos e serviços.

Concentre-se em construir uma comunidade sobre um tópico pelo qual você é apaixonado ou interessado. Agregue valor aos membros e sugira produtos e serviços úteis.

Exemplo de gerente de comunidade

Aqui está um exemplo de um grupo do Facebook criado para Brain Training for Dogs . Tem 411 membros, mas eles não estão mais participando ativamente da comunidade. É um exemplo de por que é melhor construir uma comunidade em torno de um tópico em vez de um produto.

Sem um gerente de comunidade ativo, um grupo rapidamente se desfaz.

Treinamento cerebral para cães - Gerente de comunidade
Treinamento cerebral para cães - Gerente de comunidade

5 Outros tipos comuns de programas de marketing de afiliados

Eu não queria fechar este post sem tocar em alguns outros modelos de afiliados por aí. Eles geralmente são confundidos com o marketing de afiliados de que estamos falando no ClickBank.

São formas perfeitamente válidas para varejistas e comerciantes de comércio eletrônico que desejam vender seus produtos e serviços, mas não se qualificam realmente como resposta direta.

1) Sites de cupons

Alguns setores, como registro de domínio e hospedagem, podem fornecer aos afiliados códigos de cupom rastreáveis ​​que podem ser compartilhados com seu público. Muitos afiliados publicam esses códigos de desconto em sites de cupom, como RetailMeNot.com.

2) Sites de reembolso

Sites de cashback, como Rakuten.com (anteriormente conhecido como Ebates) e Swagbucks.com são populares entre muitos consumidores. Eles normalmente se concentram em marcas e comerciantes.

3) Sites de revisão de nicho

Muitos consumidores leem avaliações em sites de avaliação de nicho, como Edmunds.com, antes de decidir comprar um produto ou assinar um serviço. Esses sites não devem ser confundidos com os sites de marketing de afiliados sobre os quais falamos no ClickBank.

No entanto, como afiliado de um vendedor do ClickBank, é uma boa ideia postar uma resenha do produto que você está promovendo em seu blog, canal do YouTube etc.

4) Sites de comparação de compras

Um site de comparação de compras pode ser uma ótima ferramenta para os consumidores. Isso os ajuda a comparar fatores como frete e preços de vários varejistas para identificar aquele que oferece o melhor valor.

5) Programas de referência

Muitas marcas incentivam os visitantes a indicar amigos ou familiares em troca de uma recompensa. Esse modelo de negócios não deve ser confundido com programas de marketing de afiliados, como os do ClickBank.

Escolhendo seu caminho de afiliado

Então, a questão é: qual caminho de afiliado (ou caminhos) você deve escolher?

Isso depende de seus pontos fortes e conjuntos de habilidades. Você é bom com vídeo, escrita, comunicação ou design?

Você é mais um vendedor ou um educador?

Para tomar a decisão certa, você precisa entender a jornada do cliente de marketing de afiliados.

Procure promover produtos ou serviços em seu nicho com os quais você está familiarizado ou, melhor ainda, está usando ou testou pessoalmente. Como afiliado, seu trabalho não é vender um produto ou serviço. Seu trabalho é orientar ou mostrar às pessoas o caminho para uma solução que possa resolver seus problemas.

A melhor maneira de entender seu público-alvo é fazer parte do seu público-alvo. Não tenha medo de aprender novas habilidades que podem ajudá-lo a atender melhor seu público-alvo.

Quando se tornar um novo tipo de afiliado

O importante a entender é que os tipos de afiliados não são mutuamente exclusivos – e, de fato, eles podem realmente melhorar um ao outro. Não tenha medo de se tornar um afiliado em dois ou mais canais de tráfego, ou mudar para um novo tipo quando fizer sentido.

Sempre que possível, reutilize o conteúdo para que você tenha o maior alcance no menor período de tempo.

Por exemplo, crie uma postagem no blog e use o conteúdo em um vídeo ou podcast. Publique o vídeo em seu blog, YouTube e Facebook. Ao redirecionar a postagem original do blog em diferentes formatos, você pode alcançar um público mais amplo.

Resumo dos 5 tipos de afiliados

Há muitas maneiras de promover produtos como afiliado. E você não precisa se limitar a apenas um dos cinco tipos de marketing de afiliados mencionados neste artigo. Tentar algo novo pode tirá-lo da sua zona de conforto e exigir uma curva de aprendizado, mas geralmente vale a pena!

E se você não tem nenhuma ou pouca experiência em marketing online, não se preocupe. O ClickBank pode te ajudar!

Com mais de 20 anos de experiência e US$ 5 bilhões pagos em comissões, o ClickBank é o principal mercado de afiliados do mundo. Se você quer ganhar dinheiro online com marketing de afiliados e aprimorar sua educação, o Spark by ClickBank oferece o treinamento de marketing online aprofundado que você precisa.