Canais de mídia de publicidade: como escolher e tipos
Publicados: 2021-12-20Uma parte integrante de sua campanha publicitária é escolher onde você vai anunciar. Quais canais de marketing e publicidade podem oferecer os melhores resultados para o investimento em sua campanha? Os canais de mídia certos ajudam você a alcançar consumidores de alta intenção, incentivando as conversões. Escolher os canais errados pode desperdiçar seu tempo e dinheiro.
Mas, como escolher entre tantos canais disponíveis? Você deve anunciar nas redes sociais? Você deve exibir anúncios gráficos? Existem muitos “especialistas” por aí afirmando que este ou aquele é o canal certo a se fazer. Na realidade, o melhor canal de mídia é o melhor para sua estratégia.
Este post lhe dará uma visão geral dos canais de mídia de publicidade e dicas sobre como escolher o mix certo para sua campanha. Vamos começar.
O que você entende por mídia publicitária?
Definição de canal de mídia
A mídia de publicidade consiste nos canais de mídia que você usa para comunicar uma mensagem promocional. |
Exemplos de mídia de publicidade podem incluir banners online, outdoors, mídia impressa. Quando os planejadores de mídia e profissionais de marketing criam suas campanhas de marketing, eles avaliam as vantagens e desvantagens de cada tipo de mídia publicitária.
O papel dos canais de mídia de publicidade
Os profissionais de marketing aproveitam diferentes tipos de mídia de publicidade, criando um mix de mídia. O mix de mídia permite que eles se envolvam com diferentes públicos de maneiras diferentes. No marketing online, os anunciantes usam mídias publicitárias em propriedades digitais ou em campanhas de email marketing. A mídia publicitária visa chamar a atenção do cliente e incentivá-lo a descer no funil de compra.
Alguns canais de mídia são mais caros que outros. A televisão, por exemplo, é a mais cara. Mesmo entre a publicidade online, alguns modelos de publicidade são mais caros que outros. É por isso que você deve ter muito cuidado e avaliar quais causam o maior impacto pelo menor custo. Mais importante, você deve escolhê-los com base nos objetivos da campanha e na capacidade do canal de atingir seu público-alvo.
O que é um planejador de mídia?
Os planejadores de mídia se especializam em identificar quais plataformas de mídia anunciarão a marca do cliente para o público-alvo. Trabalham com planejamento de mídia ou audiência publicitária. Um planejador de mídia escolhe os canais de mídia e cria um plano de mídia para maximizar o impacto da publicidade.
Os planejadores de mídia trabalham em agências de publicidade e marketing e editoras. Esses especialistas em marketing sabem como obter o máximo retorno do plano de mídia. Suas responsabilidades específicas incluem criar o mix de mídia, coordenar anúncios e monitorar o sucesso das campanhas publicitárias.
Como obter o maior impacto por exposição pelo planejamento de mídia?
Tudo começa com a concepção do plano de mídia certo. Antes de poder escolher os canais de publicidade, você precisa conhecer seus objetivos e como vai alcançá-los. Isso inclui saber quem é seu público, com qual orçamento você conta. Então você pode escolher qual é o melhor mix de mídia para atingir seus objetivos.
Aqui está um rápido passo a passo do nosso artigo: O que é planejamento de mídia? Guia essencial 1. Defina seus objetivos
Anote o que você deseja alcançar com seu plano de mídia. Para descobrir, observe as metas de negócios da organização e verifique como a campanha se alinhará a elas. Isso ajudará você a definir as metas de mídia para a campanha. Analise o posicionamento de sua organização no mercado e o problema de marketing que sua campanha tentará resolver.
Lembre-se de criar metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunas), para que você possa acompanhá-las com KPIs.
2. Defina seu público-alvo
Agora que você sabe o que, é hora de definir o quem. Para quem você está criando esta campanha? Reúna o máximo de informações possível sobre seu público-alvo, seus dados demográficos, hábitos e interesses. Em seguida, crie o plano em torno de sua persona de comprador ideal. Quanto mais você ajustar sua mensagem, melhores serão os resultados.
3. Pense no seu orçamento, frequência e alcance
Nesta fase, você tem a ideia de plano de mídia perfeito, então é hora de saber quanto você pode gastar em sua campanha. Para determinar um orçamento, comece considerando com que frequência você precisa veicular anúncios para que seu público responda.
Encontrar a frequência perfeita é fundamental. Você quer atingir o ponto em que seu anúncio é repetido o suficiente para que o espectador se lembre dele sem cair no “oh não, esse anúncio de novo”. São necessárias pelo menos dez exposições para incentivar a ação de um cliente. Mas tenha cuidado; muitas repetições e seu engajamento despenca.
4. Selecione os canais de mídia
Agora é a hora de escolher com cuidado onde você vai anunciar. Considere quais plataformas você usará, métodos e seus modelos de preços. Use as informações que você já conhece sobre seus consumidores e suas metas de campanha para selecionar quais canais podem ter mais impacto com menor custo.
5. Escreva o plano
Coloque tudo por escrito. Um plano de mídia deve ser o mais detalhado possível e mensurável. Detalhes como o número de impressões que você precisa, a frequência, canais específicos, tudo deve estar no seu plano de mídia. Mas não se preocupe, você não precisa escrevê-lo do zero. No artigo, mencionamos que você pode ter uma seleção de modelos gratuitos para download.
6. Monitorar, medir, analisar.
Ao executar a campanha, analise as metas e acompanhe o engajamento, as conversões e os cliques que você definiu em seu plano de mídia.
Como medir o impacto da sua campanha?
Muita pesquisa e planejamento vão para sua estratégia de compra de mídia. Quanto mais refinado seu plano de mídia, melhor. No entanto, sem a medição adequada, seus esforços podem ser como atirar no escuro. Como medir o sucesso do seu mix de mídia dependerá em grande parte do que você deseja alcançar com ele. Aqui está a nossa escolha das métricas que você não pode perder:
Impressões
Quantas vezes seus anúncios são veiculados (quantas pessoas viram seus anúncios)? A maioria dos editores classifica seu espaço de anúncio por mil impressões (CPM). O custo por mil (por 1.000 impressões) é calculado dividindo o custo da campanha por mil.
Custo por milha: 1.000 * custo/impressões |
Cliques
O número de usuários que clicaram em seu anúncio depois de vê-lo. Se você quiser saber quantas vezes as pessoas clicam em seu anúncio em relação ao número de vezes que ele é exibido, você precisa medir a taxa de cliques A taxa de cliques é calculada dividindo o número de impressões pelo número de cliques.
CTR: (Impressões / cliques) * 100 |
Por exemplo, se seu anúncio foi veiculado 20.000 vezes e, dessas, 450 pessoas clicaram nele, sua CTR é (20.000/450) = 4,44%
CPC
Essa métrica mede quanto custa cada clique em uma campanha. É calculado dividindo o custo total de publicidade da campanha/o número total de cliques. Isso lhe dará o custo médio por clique . Para calcular o CPC real , você precisa levar em consideração a classificação do anúncio de seu concorrente e seu índice de qualidade no GoogleAds.
CPC médio: custo total de publicidade da campanha/número total de cliques |
Índice de qualidade do AdWords
O Google usa essa medida para avaliar a relevância das palavras-chave que você segmenta. Eles consideram fatores como a taxa de cliques, a qualidade da sua página de destino e as palavras-chave relacionadas ao anúncio.
Engajamento da campanha
O engajamento da campanha consiste na soma do engajamento total que ocorre em uma campanha publicitária. Essa métrica considera uma combinação de interações, não apenas cliques, mas compartilhamentos, comentários e reações.
Fórmula de engajamento da campanha
Soma (total de interações de postagens) + (Soma (Cliques da campanha)) |
Podemos entender melhor com um exemplo. Sua campanha consiste em dois anúncios, o anúncio "A e o anúncio "B".
- O anúncio “A” recebe 300 reações, 15 comentários e 100 cliques na landing page.
- O anúncio “B” recebe 200 reações, dez comentários e 50 cliques na sua landing page.
O engajamento da campanha para esta campanha de anúncios será a soma dessa interação para ambos os anúncios: Soma (300+200+25) + (150) = 675
Conversões
Independentemente da plataforma que você está usando, o acompanhamento de conversões é essencial. Sem ele, você não pode entender como seus canais estão se saindo. Você obtém a taxa de conversão dividindo o número de conversões entre os cliques no anúncio.
Taxa de conversão = Total de cliques/conversões |
Por exemplo, digamos que seu anúncio recebeu 450 cliques em um determinado tempo e, desses cliques, apenas 45 pessoas finalizaram a ação pretendida com o anúncio. Sua taxa de conversão é de 10%.
Tipos de canais de mídia de publicidade
Como vimos antes, os planejadores de mídia devem esclarecer os objetivos gerais por trás de sua campanha de mídia. Em seguida, eles devem considerar qual canal é o mais adequado para o tipo de anúncio que veicularão e para o público-alvo. Aqui estão os três mais populares
Publicidade em vídeo: prós e contras
A popularidade da publicidade em vídeo está crescendo. Espera-se que 82% do tráfego da Internet seja de vídeo. Não apenas mais pessoas assistem a vídeos online, mas a quantidade de conteúdo de vídeo também está aumentando.
Fonte
Os anúncios em vídeo foram expandidos para incluir anúncios em vídeo do site, anúncios em vídeo do aplicativo e mídias sociais. Como resultado, os planejadores de mídia podem veicular seus anúncios em uma variedade de propriedades digitais. Aqui estão os prós e contras da publicidade em vídeo online:
Prós

- É mais barato: um anúncio online é mais barato do que a mídia tradicional como a televisão. Um horário nobre de anúncio de TV de 30 anos pode custar mais de US$ 100.000. Um vídeo curto que pode ser ignorado após os mesmos 30 anos no YouTube pode custar US$ 0,030 por visualização , com um custo médio de US$ 2.000 para atingir 100.000 espectadores.
- Você tem resultados instantâneos: com a publicidade online, você pode acompanhar o desempenho do seu anúncio em tempo real e agir imediatamente.
- Vários formatos: os anúncios rich media vêm em vários formatos. Você tem bobinas, histórias e vídeos curtos compráveis, além de anúncios em vídeo, se você usa mídias sociais.
- Entre dispositivos e telas: os anúncios em vídeo on-line estão sempre com o consumidor, em seu telefone e computador. O anúncio pode ser exibido em todos os lugares em que há uma tela.
- Alcance global: o vídeo online oferece a possibilidade de expandir seu alcance. Você não está limitado ao envolvimento local (a menos que queira).
Contras
- Opção para pular anúncio: esta opção reduz significativamente as chances de seu usuário visualizar seu anúncio duas vezes. Pelo menos, você pode definir anúncios não puláveis ou puláveis após os 30 anos.
- Os anúncios podem ser colocados no local errado: ou ao lado do conteúdo errado. Às vezes isso acontece. É por isso que é importante escolher a plataforma certa que lhe dará segmentação contextual.
Áudio – podcasts: prós e contras
Prós
O podcast é uma nova forma de mídia de áudio que vem ganhando força nos últimos anos. Ele tem uma vantagem sobre os anúncios visuais — o consumidor não precisa ver o anúncio —. Isso dá um nível extra de conveniência para os usuários. 54% dos usuários considerarão um produto mencionado em um podcast. Como 1 em cada 4 americanos ouve podcasts, o campo tem muito a oferecer.
Contras
O outro lado da moeda com podcasts é que o ouvinte geralmente está ocupado com outras coisas, como dirigir, trabalhar, fazer compras. Além disso, é difícil para um canal de áudio ilustrar um produto.
Conteúdo digital – prós e contras de anúncios digitais
Os anúncios digitais têm formatos diferentes, banners, intersticiais, pop-ups, a lista é longa. Em nosso guia, Receita de anúncios: o que é e como aumentá-la? Você encontrará uma explicação detalhada dos diferentes tipos de anúncio. Aqui estão os prós e contras dos anúncios digitais:
Prós
- Você pode segmentar segmentos específicos: você pode focar seu anúncio em detalhes em um segmento de mercado específico, de acordo com sua localização, sexo, idade, interesses e compras anteriores.
- É mais barato que a publicidade offline: os anúncios digitais são mais econômicos e oferecem um alcance mais amplo do que a mídia tradicional, como TV e revistas impressas.
- Você obtém estatísticas de resultados precisas: redes de anúncios e plataformas de monetização oferecem acompanhamento em tempo real do sucesso de seus anúncios.
- Oferece uma experiência aprimorada ao cliente: a conveniência de ter um anúncio no qual o consumidor pode clicar e comprar instantaneamente não pode ser comparada à publicidade unidirecional tradicional.
- Apresenta uma ampla variedade de formatos: banners, meia página, intersticial, in-app, a lista é interminável. Existe um formato de anúncio para cada necessidade de marketing.
Contras
- O espaço do anúncio é limitado: o formato do anúncio exige que sua mensagem seja curta, ousada e cativante. O visual é tudo quando se trata de chamar a atenção do espectador.
- O número de cliques diminui com o número de impressões: as taxas de cliques estão diminuindo. No início da publicidade digital, era bastante fácil atrair os usuários a clicar. Agora você precisa superar bloqueadores de anúncios e usuários ignorando seu trabalho duro. Alguns anúncios são impopulares porque atrapalham a experiência do usuário. O segredo: faça com que o anúncio melhore a experiência do usuário.
Como escolher a mídia de publicidade certa?
Um plano de mídia bem-sucedido requer a criação de uma estratégia calculada que permita que você alcance o usuário certo com a mensagem certa no momento certo e pelo canal certo —dentro do seu orçamento—. Embora não exista uma fórmula mágica para saber exatamente qual canal fornecerá o melhor resultado, você pode aumentar sua precisão pesquisando detalhadamente.
Comece analisando seus concorrentes.
Onde seu concorrente anuncia? Ao realizar uma análise competitiva, você pode saber onde pode obter os melhores resultados. Veja os canais que eles estão usando, seus formatos de anúncio e seus tipos. Eles confiam mais em anúncios gráficos ou em vídeo? Eles usam as redes sociais? Como você compartilha o mesmo público, pode obter informações úteis sobre sua marca analisando a estratégia deles.
Você conhece seu público?
Este e o passo mais importante. Você deve saber onde está seu público, onde eles compram. Mais importante, preste atenção ao que eles mais valorizam, o que eles estão procurando em seu produto ou serviço e alinhe sua mensagem a eles.
A importância da persona do comprador
Uma buyer persona é uma construção do seu cliente ideal. Tem um nome, uma ocupação, interesses e expectativas. As personas do comprador permitem que você entenda melhor as necessidades de seus clientes. Você pode adaptar seus esforços de marketing para o usuário certo ao escrever para uma pessoa específica em vez de uma base de clientes genérica.
As personas do comprador ajudam os profissionais de marketing a entender como os compradores passam pela jornada do cliente. Eles ajudam você a atrair e reter usuários mais segmentados.
Conheça seu orçamento
Você deve fazer um orçamento com cuidado. Use seu plano de mídia para se ajustar o máximo possível. Descubra quanto dinheiro você tem para sua campanha. Isso economizará muito aborrecimento e dor de cabeça ao escolher seus canais. Então você pode priorizar os canais que lhe darão os melhores resultados.
Tenha em mente que gastar muito dinheiro em sua campanha não garante os melhores resultados. Para evitar desperdício de dinheiro, crie sua mensagem com cuidado para que seus anúncios cheguem ao usuário certo.
Defina metas SMART e meça-as
Vale a pena dizer novamente, saber o que você quer alcançar é fundamental para o sucesso. Para conseguir isso, certifique-se de que seus objetivos sejam o mais SMART possível:
Em vez de dizer “aumentar nossas vendas”, tente: “aumentar nossas vendas no segmento X em 30% no próximo trimestre”. Quanto mais realistas e atingíveis forem seus objetivos, melhores serão os resultados.
Como misturar corretamente os canais de mídia de publicidade
Você não pode dar a todos os canais de publicidade o mesmo peso em seu orçamento. Priorizar seus canais não é fácil. Aqui está um sistema de pontuação fácil que pode ajudá-lo:
- Descubra o impacto do seu canal de marketing digital
Essa métrica informará que tipo de resultados você pode esperar desse canal. Ao implementar uma campanha ou estratégia, você deseja causar o maior impacto. Canais de alto impacto trazem resultados rapidamente. Atribua um número de 1 a 10 para os possíveis resultados de uma campanha com base em estudos de caso.
- Qual é a confiança do seu canal?
A próxima métrica que você precisa medir é a confiança do canal. Correr riscos com um canal que você não usou pode ter suas recompensas, mas investir em canais em que você confia é melhor. Novamente, atribua uma pontuação de 1 a 10 para a confiança de cada canal.
- Entenda como seu canal é fácil.
Essa métrica informará que tipo de resultados você pode esperar desse canal.
Um canal fácil é aquele em que você pode implementar sua campanha de maneira rápida e eficiente com seus recursos. Um canal difícil exige que você adquira habilidades, adicione pessoal ou recursos. Novamente, dê uma pontuação para cada um dos seus canais.
Depois de ter todas as pontuações atribuídas, adicione-as para encontrar sua pontuação final. Em seguida, priorize os canais com base na pontuação. Os canais com as pontuações mais altas serão os que você deve dar mais do seu investimento.
Dica profissional: use a pesquisa e a publicidade programática
De acordo com um estudo, até o final de 2021, 88% do marketing de display digital nos EUA será feito por meio de publicidade programática. A publicidade programática pode simplificar a publicidade e segmentar clientes em potencial com mais eficiência.
Visão geral da publicidade programática
A publicidade programática é o uso de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina para comprar e vender publicidade em tempo real.
Em vez de negociar anúncios diretamente entre editores e anunciantes, foram criadas redes de anúncios. Estas são plataformas que reúnem o inventário não vendido dos inventários e o vendem aos anunciantes com uma taxa de desconto.
As redes de anúncios e outras plataformas de monetização usam lances em tempo real (RTB) para fazer transações em tempo real ao carregar uma página da web. Quando um visitante entra em um site, uma solicitação é enviada para uma troca de anúncios com informações sobre o site. Essas informações são comparadas com os anunciantes disponíveis e um leilão em tempo real acontece entre os anunciantes. O maior lance recebe o espaço do anúncio instantaneamente.
A publicidade programática, especialmente se incluir o marketing contextual, permite que você segmente melhor seus usuários. Isso significa que apenas os visitantes que estão em seu público-alvo podem receber o anúncio.
Como o CodeFuel simplifica o gerenciamento de mix de mídia
CodeFuel é uma plataforma completa de monetização que aproveita o poder da publicidade contextual para alcançar o máximo impacto em suas campanhas. A plataforma usa aprendizado de máquina e inteligência artificial para fornecer anúncios baseados em intenção.
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